24 de mai. de 2013

Engenharia a serviço da vida selvagem

 Estados Unidos

 Ecoduct Borkeld na Holanda

 Banff National Park

 Ecoduct Kikbeek no Parque Nacional Hoge Kempen, na Bélgica
 
   Banff National Park. Foto: Joel Sartore

Passagem subterrânea para elefantes no Quênia

Uma forma de minimizar  o conflito homem versus animal, é a construção de passagens de fauna, como pontes e passagens inferiores que permitem aos animais atravessarem as barreiras com segurança.
As primeiras passagens de fauna foram construídos na França durante a década de 1950. Desde então, vários países europeus, incluindo a Holanda, Suíça, Alemanha e França têm utilizado diversas formas de reduzir o conflito entre a vida selvagem e as estradas. Só na Holanda há mais de 600 túneis foram instalados em estradas principais e secundárias, incluindo a mais longa ponte "ecoduct", perto Crailo que corre 800 metros.
As passagens para a fauna mais conhecidas no mundo são encontrados em Banff National Park, em Alberta, onde o parque nacional é dividido por uma grande estrada comercial chamado de Trans-Canada Highway. Para reduzir ao efeito da auto-estrada de quatro pistas, 24 viadutos e passagens inferiores de vegetação foram construídos para garantir a conectividade habitat e proteger os motoristas. Estes passes são usados ​​regularmente por ursos, alces, veados, lobos, alces, e muitas outras espécies.

Fonte: Amusing Planet

Nenhum comentário: