15 de abr. de 2011

Produtos SUSTENTÁVEIS - DPOT

A Dpot, loja especializada em 100% design nacional, investe na sustentabilidade e no caso da madeira, prioriza a utilização de madeiras nativas com boa disponibilidade nas florestas (o Ibama, através do seu LPF-Laboratório de Produtos Florestais tem divulgado, incentivado e autorizado o corte e o uso de madeiras pouco exploradas, para minimizar o impacto da atividade florestal ao meio ambiente e a exaustão das espécies em florestas nativas). Utilizam também madeira de reflorestamento, priorizando planos de manejo certificados e empresas reconhecidamente engajadas na preservação, seja em forma de madeira maciça, de painéis mosaico maciços ou de painéis industrializados (MDF e outros).  


Mesa de centro Água com papel kraft de Domingos Tótora
Mesa composta por 3 peças de papel kraft reciclado e tampo de vidros 
Todos os produtos de Domingos Tótora são uma equação entre sustentabilidade e responsabilidade social. Com a ajuda das comunidades locais que capacitou para o trabalho, cria seus móveis utilizando poucos recursos materiais e energéticos, a partir de papel, reciclado, reciclável e também um recurso renovável.


 
Banco Kayapo de Pedro Petry
Banco ou móvel de apoio produzido em madeira maciça de diversas espécies.
O foco do trabalho de Petry é o aproveitamento de madeiras caídas naturalmente.
As peças são em madeira certificada. 
As peças de Pedro Petry recuperam espécies pouco valorizadas comercialmente, e também utilizam recursos locais. Muitas vezes dá nova vida a árvores caídas e desperdiçadas.



Banco Kraft de Domingos Tótora
Papel kraft reciclado e cola são misturados e trabalhados em placas; depois de secas são justapostas, coladas e prensadas para garantir sua rigidez.
A irregularidade das bordas das chapas resulta num relevo que faz lembrar as curvas de nível da paisagem do interior.



 
Chaise tricot  criação de Eulália Anselmo 
feita por ONG- fabricada em Eucalipto e tem como revestimento do estofado um tricô em algodão, feito pelas artesãs que já têm trabalhado em parceria com a designer desde 2007. A designer gaúcha iniciou um trabalho social: selecionou e treinou pessoalmente 60 mulheres de baixa renda, autônomas e impossibilitadas de trabalharem fora de suas casas. Hoje, entre 15 e 30 mulheres seguem produzindo crochê e tricô nesta parceria que só tem produzido bons frutos. Esta peça é lançamento! 


ECCOPOSITIVO!!!

Nenhum comentário: