23 de mai. de 2011

Computadores, embalados em cogumelos


A fabricante de computadores Dell entrará na área de novos materiais de embalagem, quando começar a empacotar seus servidores com protetores feitos de cogumelos, em vez de espuma. A empresa disse, na conferência Brainstorm Green, da revista Fortune, que será a primeira do setor a testar embalagens baseadas em cogumelos da Ecovative Design.

A Ecovative faz a embalagem usando sobras como de algodão e fibra de madeira, e acrescentado cogumelos que digerem as sobras e dão a elas uma forma. "Toda a energia necessária para formar a proteção é fornecida pelos hidrocarbonatos e açúcares das sobras", escreveu em seu blog Oliver Campbell, da Dell. A embalagem cresce em cinco a dez dias. A companhia pretende usá-la em seus servidores. Ela já vinha experimentado materiais alternativos, substituindo espuma e plástico por bambú, desde 2009. O bambú hoje está presente em embalagens de seus laptops, tablets e smartphones. O material continuará sendo utilizado para produtos mais leves.

Até 2021, a Dell planeja cortar as embalagens em 10 toneladas, torná-las 75% renováveis e aumentar o conteúdo reciclado ou renovável em 40%. As embalagens de bambú podem ser recicladas ou compostadas, e as de cogumelos, compostadas, informa o Business Green


ECCOPOSITIVO!!!

Nenhum comentário: