8 de set. de 2010

Conquista pelo Estômago - Mesa de Cinema na França


A França é grande e a estreia do Mesa de Cinema foi na pequena Barneville, praia na costa oeste francesa em plena temporada de verão.


A entrada foi com pé direito na terra em que gastronomia e cinema são ícones consagrados. E uma amostragem perfeita de que o evento agrada em qulqauer cultura. A escolha do filme Estômago para mostrar aos franceses nossa concepção de união de duas artes foi pitada certa num encontro repleto de iguarias. Do coquetel, antes da sessão de cinema, ao jantar depois do debate, o público foi se entregando e descobrindo os sabores e singelezas retirados da tela. Mesmo com algumas cenas chocantes e uma abordagem pouco usual de gastronomia, o filme agradou a todos. Isso ficou comprovado com a expressiva participação nos debates. Caco Zanchi, chef que já havia participado de três edições do evento, duas no Brasil e uma na Bélgica, comandou a cozinha escoltado pela gaúcha Fernanda Azevedo, em participação especial, e pelos chefs dos hoteis parceiros desta edição: Anthony Riche, do Hotel des Ormes e Ludovic G. do Hotel des Isles.


Extraídos do filme e causando furor no paldar dos franceses, os pastéis de siri, camarão e queijo e as coxinhas de galinha, acompanhadas por caipirinha de vinho tinto e espumante da vinícola Miolo, aguçaram a imaginação e as papilas dos convidados. No jantar, as surpresas vieram uma atrás da outra. Carpaccio de javali, penne à la putanesca, filé com molho de frutas do bosque, pêra ao vinho e espetinho de croquete de batata com tomate confit e torre de abobrinha marcaram pontos preciosos em uma noite de sucesso absoluto. A grande arrebate veio com a sobremesa: sorvete de creme de gorgonzola com coulis de goiabada! A releitura do Romeu e Julieta, proposta no filme foi reintrepretada pelo chef Caco Zanchi e arrancou suspiros e elogios merecidos. O chef também se comoveu com sua criação e ela passa a fazer parte do menu especial da Brasserie De Valk, na Antuérpia (Bélgica). Mas para além dos prazeres gastronômicos, o ponto alto das duas noites, foi mesmo a grande e qualificada participação dos franceses no debate comandado pelo diretor da Paris Pictures Gilles Meunier. Ex-professor da Sorbonne, ele soube como ninguém conduzir o debate, deixando o público muito à vontade para expor seus comentários, suas dúvidas e suas contribuições.

Encerramos a temporada do verão francês realmente gratificados e com a certeza de que fórmula criada em 2005 está consagrada. O gostinho de quero mais ficou tão forte entre os franceses presentes ao evento, que estamos articulando uma nova edição no Hotel des Isles para o final de novembro desta vez com as iguarias totalmente francesas de A Festa de Babette. Cinema à table, à bientot!

Rejane Martins- Nexo Comunicação

Nenhum comentário: