10 de jul. de 2010

Masdar, a cidade do amanhã


Nos Emirados Árabes está em construção a cidade que, muitos dizem, será a referência de urbanismo sustentável: Masdar City. Será Masdar a cidade do amanhã? Confira aqui os principais aspectos que fazem desse projeto no deserto tão especial. As informações são da revista alemã Arch+.
Masdar será um centro internacional de pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis. Não qualquer um, mas um dos mais importantes do mundo. O campus universitário ocupará uma área de 20 hectares e ajudará a impulsionar o país a se tornar um exportador de tecnologias sustentáveis.
O consumo de energia será 70% menor graças à intensa adoção de tecnologias de ponta nas edificações. Uso econômico dos recursos naturais e reciclagem são as diretrizes que orientaram o planejamento da nova cidade.
Cerca de 85.000 pessoas residirão na própria cidade e outros 50.000 terão trabalho em Masdar, mas continuarão morando em Abu Dhabi, a 30 km dali. Áreas residenciais estão agrupadas em torno de regiões que concentram escritórios, comércio e atividades culturais. Densidade demográfica projetada: moderados 135 habitantes por hectare.
Masdar está inteirinha voltada a nordeste/sudoeste. O resultado é um perfeito equilibrio entre incidência dos raios solares e sombra. O mapa das ruas segue a forma de um tabuleiro, o que remete às raízes de uma típica cidade árabe. Corredores verdes deverão facilitar a circulação do ar e evitar a formação de ilhas de calor.
Uma consultoria privada de renome recebeu a missão de garantir que a construção de Masdar não fosse uma farra com os recursos oriundos do petróleo ou com o dinheiro público. Foi desenvolvido um modelo de auto-financiamento para o projeto: os investimentos (da ordem de 22 bilhões de dólares) deverão ser amortizados em trinta anos.
Que tipo de solução de mobilidade foi planejada para Masdar, sabendo-se que o setor de transportes tradicionalmente responde pela maior parte das emissões de CO2 e gases do efeito estufa? Uma cidade sem carro. Quem vem de fora, tem de deixar o automóvel em um dos estacionamentos construídos nas beiras da cidade. O visitante ingressa em um veículo movido a energia elétrica que percorrerá os subterrâneos da cidade. Lá o veículo é guiado automaticamente sobre uma rede de sensores magnéticos. As ruas são o espaço para a exclusiva movimentação de pedestres e ciclistas – que, no entanto, não devem ir muito longe sob os 50 graus de temperatura média no verão. Chamado PRT (Personal Rapid Transit), esse sistema de transporte é o componente central do plano de mobilidade urbana desenvolvido por uma consultoria italiana. O PRT deve funcionar tanto como meio de transporte individual como coletivo. Complementa o plano de mobilidade sustentável de Masdar um sistema sobre trilhos em via elevada que cortará a cidade e deverá levar seus habitantes a outras cidades espalhadas pelo deserto.
http://www.planetasustentavel.com.br/

ECCOPOSITIVO!!!

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